domingo, 1 de agosto de 2021

Uma nova era ou apenas uma ideia ousada?

Uma nova era ou apenas uma ideia ousada?


O César começa o vídeo falando das porcentagens de comparecimento nas eleições dos últimos 30 anos. E o que mais me chamou atenção é quando ele fala que “Não se pode culpar as pessoas, pois estão cansadas dos políticos e de outras pessoas que usam suas informações” simplesmente para te influenciar de alguma forma.

Ao ouvir estas palavras eu lembrei desse último período de eleição que tivemos, tantas pessoas se candidataram e muitas das vezes essas pessoas vieram falar conosco somente porque estavam sendo candidatos, vieram até mim ou até cada um de vocês simplesmente porque queriam direcionar a sua propaganda politica, para que nós pudéssemos assim fazer a ponte entre nossos familiares e amigos.

“Hoje, pessoas usam curtidas para direcionar propagandas a vocês; antes, usavam seu CEP, seu gênero ou sua idade. Porque a ideia de direcionar propagandas a pessoas com fins políticos é tão antiga quanto a política em si. E essa ideia existe porque a democracia tem uma vulnerabilidade básica: a ideia de um "representante". 

Mas aí eu fico pensando quantos de nós já não aguenta mais, quantos de nós já não está cansado de tudo isso? E que talvez acharia a ideia de César tão boa quanto ele acha. Nós sabemos que esses candidatos serão os nossos representantes quando eleitos e que são eles que irão exercer todo o poder.

“Em princípio, democracia é a capacidade de as pessoas exercerem o poder. Mas, na prática, temos que delegar esse poder a um representante que o exercerá em nosso nome”. 

Mas a ideia de César onde ele fala de substituir os políticos pela automatização, achei interessante. Quem sabe assim os problemas seriam realmente resolvidos.

E ele cita que para isso acontecer, primeiro é preciso identificar uma necessidade, depois criar uma ferramenta para satisfazer essa necessidade, e por último estudar como esta ferramenta será usada e automatizar o usuário. Mas aí ele tem uma outra ideia, agora de criar um avatar, um agente de software, um grilo digital falante que seja capaz de responder por cada um de nós.

O César Hidalgo é um físico muito ousado, tem ideias interessantes porém muito loucas.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EMPREENDER COM PIPAS - Episódio 1

Diante de um momento pandêmico muitas pessoas se viram desempregadas, sem saídas aparentemente. Algumas pessoas foram forçadas a colocar em ...